por: Joaquim Oliveira

Conheça o mais completo Guia do Salgado.

Historia da origem do salgado no Brasil

Historia da origem do salgado no Brasil , coxinha uma paixão nacional

Coxinha para exaltar essa maravilha que é o salgado de frango desfiado (com ou sem catupiry), coberto com uma massa macia de batata com casca crocante. Com tanto amor envolvido, a coxinha virou uma das marcas registradas da rica culinária brasileira.

A coxinha teria sido criada em Limeira, no século 19. Diz a lenda que a nobreza imperial escondia um menino na Fazenda Morro Azul. Ele seria filho da Princesa Isabel, herdeira do Império do Brasil, e do Conde D’Eu e seria mantido longe da corte porque era tinha deficiência mental.

Essa criança exigia cuidados intensos na alimentação e era muito “chato” para comer. Ele só comia coxas de galinha. Os outros pedaços da ave, como peito e asas, eram rejeitados e servidos às outras pessoas.

Certa vez, a cozinheira da fazenda não tinha número suficiente de coxas de frango para o menino e, com medo de represálias, resolveu transformar uma galinhada inteira em coxas. Ela preparou uma massa de batatas, desfiou o frango e recriou uma coxinha de galinha. Para a surpresa, o filho da princesa amou o quitute e passou a pedir apenas pela tal “coxinha de galinha”.

Com a fama, até a imperatriz Teresa Cristina teria ido a Limeira para experimentar o famoso quitute adorado pelo neto. Ela gostou tanto que solicitou que o modo de preparo fosse fornecido ao mestre da cozinha imperial, no Rio de Janeiro.

Mas afinal, o que torna a coxinha tão popular?

Como uma coxinha de frango simples consegue agradar os paladares mais diferentes?

Uma das apostas para responder a essa pergunta está na versatilidade de temperos e sabores possíveis para preparar a massa de coxinha e, é claro, também o seu recheio!

COXINHA: A coxinha é um salgadinho brasileiro à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango. Muito apreciado é o recheio de carne de frango cozido,desfiado e misturado com queijo cremoso, como o Catupiry.

Modelada em formato de coxa de galinha é enfarinhada com farinha de rosca e frita em óleo quente. Uma versão é a coxa creme é feita com uma coxa de frango inteira, as vezes com a sobre-coxa também, e envolta na massa básica.

RISOLES: salgadinho brasileiro em formato de pastel, pequeno e fino feito de massa de farinha de trigo, com caldo de galinha ou de camarão e leite, recheado com carne moída, camarão, palmito, frango ou queijo. Envolto em farinha de rosca é frito em óleo quente.

EMPADA: A empada ou empadinha é uma espécie de salgado popular no Brasil, de origem desconhecida é encontrado em quase todos os lugares do mundo. Provavelmente tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos. No século XIX os pastelões pequenos eram conhecidos como empadas de caixa.

O salgado é feito de massa podre (massa preparada de farinha com gordura para assar), com recheios variados: carne, carne-seca, frango, requeijão (catupiry), camarão, palmito, entre outros.

A etimologia da palavra empada é uma simplificação para a palavra empanada (também usada no idioma espanhol), com origem no latim panis, que significa pão. O significado mais próximo seria de iguaria de massa com recheio de carne (normalmente), com fechamento (tampa) da própria massa. Nos Estados Unidos da América pode-se encontrar uma empada de frango, chamada chicken pie, e na Inglaterra encontra-se uma empada de frango e cogumelos,e a famosa Meltow Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno.

ESFIRRAS: A esfirra é uma pequena torta assada originária da Síria e encontrada em outros países do Oriente Médio: na Jordânia, no Líbano, na Palestina e no Iraque. Existem muitas receitas diferentes de esfirras, a forma tradicional é feita com massa de pão para ser assada no forno, e recheio com carne de carneiro, coalhada ou verduras temperadas.

Minhas Redes Sociais

Copyright ®Guia do Salgado 2020

feito por Joaquim Oliveira

YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Me chama