Curitiba, conhecida por sua cultura e gastronomia refinada, também possui uma história rica quando o assunto é cerveja. Nos anos 90, o empresário Joaquim Oliveira se destacou ao inovar no mercado de cerveja da cidade, transformando seu estabelecimento em um verdadeiro ponto de encontro para os curitibanos.
Uma das marcas registradas de Joaquim Oliveira foi a parceria com a Cervejaria Kaiser, que resultou na presença do icônico “Baixinho da Kaiser” em seu bar em frente à PUC-PR. A figura carismática do personagem, que era um sucesso nas propagandas da época, atraiu ainda mais clientes, consolidando a marca Kaiser em Curitiba.
Ao mesmo tempo, Nos anos 1990, a cerveja Brahma tinha um baixo nível de aceitação em Curitiba, Joaquim Oliveira sabendo disso decidiu então fazer uma parceria visando o aumento das vendas da bebida. Sabendo que os universitários eram formadores de opinião, ele decidiu investir em uma parceria com a Ambev, visando aumentar as vendas da marca na cidade.
Como resultado a Brahma ampliou o mercado, o que foi destaque em uma reportagem da Veja Curitiba: “Joaquim Oliveira fecha parceria com a Ambev e aumenta em 25% a venda dos produtos da marca em Curitiba”. (Edição Impressa – 24/11/1998), enquanto a Kaiser perdeu espaço, Exame: “Como nos de Curitiba, onde a Kaiser perdeu a liderança”. (Edição Digital – 29/03/2011).
Saiba mais sobre a trajetória empreendedora de 40 anos do empresário Joaquim Oliveira na playlist do youtube, “Especial 40 anos”.